TERZIUS - Cursos
Tel. 19. 3231.8232
INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE

CURSOS

VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL - VENTICAMP
Curso teórico prático para emergencistas e intensivistas.

A ventilação artificial para insuficiência respiratória não é um conceito novo. O grego Aelius Galen, no século II, foi o primeiro cientista a descrever a ventilação artificial de um animal. Já no século 16 o conceito de ventilação artificial para seres humanos foi apresentada por Andreas Vesalius, que acreditava que as pessoas podiam ser ventiladas artificialmente com ar soprado através de um tubo entre a boca e a traqueia. O uso de dispositivos mecânicos para auxiliar a ventilação tornou-se uma realidade clínica no final do século 19.

Apesar da variabilidade pontos de vista sobre ventilação mecânica, dois temas parecem ser de consistente acordo. Primeiro, os cuidados respiratórios pediátricos modernos exigem um substancial compromisso da estrutura médica para a gestão mais moderna da ventilação mecânica do paciente. Em segundo lugar, uma abordagem de equipe, envolvendo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas é essencial. Estas questões são pertinentes e críticas, à medida que uma das razões mais comuns para a admissão à unidade de terapia intensiva é a necessidade de ventilação mecânica. Além disso, a estratégia ventilatória  é um dos principais determinantes da evolução, duração e custo de uma estadia em unidade de terapia intensiva.

Com grande evolução no século XX, a ventilação mecânica tornou-se um dos pilares da gestão de pacientes graves em unidades de terapia intensiva. As indicações para ventilação mecânica são numerosas e as estratégias para apoiar eficazmente os pacientes e ainda minimizar a lesão iatrogênica são imperativos.


Apresentação

O Curso de Ventilação Mecânica Pediátrica e Neonatal do Instituto Terzius aborda todos os aspectos de ventilação pediátrica em ambiente de emergência e terapia intensiva, trazendo aos alunos a oportunidade de revisar a teoria, conhecer os procedimentos mais modernos e atualizados e ainda praticar em simuladores.
 
Seguindo a mesma filosofia de outros Cursos do Instituto, a ênfase será a prática supervisionada (hands-on) em manequins e simuladores pulmonares. Para tanto, o Instituto adota simuladores pulmonares de precisão.
 
       Vent Aid TTL Michigan
       Lung Simulator SMS Technologies
       Ingmar Linear Test Simulator

Em cada estação estarão disponíveis, para uso dos alunos, os aparelhos para ventilação pulmonar mecânica invasiva e não invasiva (interfaces).
 
Além disto, uma das técnicas mais modernas - a ventilação oscilatória de alta frequência será apresentada e todos os alunos terão a oportunidade de testar e treinar o ajuste do equipamento.

Serão apenas 14 alunos por turma prática.


Clique aqui para ver o programa do curso.


Objetivo do curso

Este curso objetiva capacitar o aluno para conduzir qualquer demanda de ventilação mecânica de crianças e neonatos e apresentar as técnicas e procedimentos mais modernos disponíveis hoje no mundo.


Público alvo

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuem ou queiram atuar em salas de emergência e unidades de terapia intensiva Pediátricas e de Neonatologia.

 



Curso Teórico Prático

Além do estudo do livro fornecido e das aulas teóricas dos cursos, os alunos deverão praticar todos os procedimentos apresentado até que demonstrem proficiência na habilidade.

O aluno também será submetido a sessões interativas de interpretação da mecânica respiratória aplicada à beira do leito, identificação de curvas e alças no monitor respiratório e condutas baseadas em algoritmos e diretrizes de Consensos nacionais e internacionais em ventilação mecânica invasiva e não invasiva.

Formato do Curso

Na sexta-feira o curso iniciará com aulas presenciais em que os alunos receberão informações teóricas sobre os vários conceitos, dispositivos e técnicas utilizados no suporte ventilatório. Após as aulas teóricas, cada aluno circulará pelas Estações práticas, onde deverá se familiarizar com diferentes dispositivos e, efetivamente, realizar os procedimentos em simuladores pulmonares. No sábado o curso repete o modelo, agora com novas técnicas e procedimento em mais Estações práticas, onde o aluno deverá completar seu treinamento prático.
 
Durante todo o curso serão oferecidos a debate casos reais com o intuito de desenvolver nos alunos a capacidade de análise e decisão sobre os procedimentos.
 
Carga horária: 15 horas
 
Sexta-feira das 14h00h às 21h00 horas
Sábado das 08h00h às 16h00 horas
 
 
Instrutores do Curso

Dr. José Roberto Fioretto
 
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, concluiu mestrado (1994) e doutorado (1999) em Fisiopatologia em Clínica Médica, pela UNESP, área de concentração em cardiologia. Realizou concurso para o cargo de professor titular em 2015. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. Tem título de especialista em pediatria, cardiologia e medicina intensiva. Tem como áreas de pesquisa de maior interesse o estudo da insuficiência respiratória aguda e seus recursos terapêuticos, principalmente a ventilação pulmonar mecânica, e o estudo dos quadros infecciosos graves e da disfunção de múltiplos órgãos.

Curritulo Lattes

 

Dr. Mário Ferreira Carpi
Graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Pediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É especialista em Pediatria, titulado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e em Medicina Intensiva Pediátrica, titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Atualmente, é Professor Assistente Doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. É chefe da UTI-Pediátrica e Supervisor da Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica da Faculdade de Medicina de Botucatu. Tem como linhas de pesquisa: síndrome do desconforto respiratório agudo, ventilação pulmonar mecânica em Pediatria, hiperglicemia no paciente crítico e choque séptico em Pediatria.

Curritulo Lattes

 
Certificação
 
Os alunos que completarem o Curso com sucesso receberão uma carteira TERZIUS de proficiência em VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL com validade de dois anos. A validade de dois anos é reflexo da visão do Instituto Terzius de que o avanço tecnológico da Medicina exige capacitação médica permanentemente atualizada.


Investimento e Datas Importantes
 
O curso VENTICAMP PEDIÁTRICO ocorrerá em 2017, nas seguintes datas, veja links na lateral direita e inscreva-se.
 
O curso pode ser pago em até 10 parcelas iguais de R$ 220,00 no cartão. Para pagamento em boleto, à vista, com desconto, o valor é de R$ 1.800,00. Ambas as formas de pagamento estão disponíveis no site, na inscrição.

Aceitamos cartões das bandeiras Visa, Master, Diners, Hiper, Hipercard e JCB.

Observações

Os cursos previstos apenas ocorrem quando há um número mínimo de inscrições. No caso de não atingimento deste número, o Instituto Terzius contatará os já inscritos para remanejamento de datas ou cancelamento da inscrição.
 
Fique atento para o local aonde seu curso será realizado, que é informado na Ficha de Inscrição e na Carta de Boas-vindas.

Informações e Matrículas:
Fone/Fax: (19) 3231-8232
e-mail: contato@terzius.com.br
WhatsApp  (19) 9 8403-6957


Clique no menu lateral direito na data de sua preferência.
 

Política de transferência de data e cancelamento

A taxa de inscrição não inclui almoço ou hospedagem

 

Carga Horária
15 horas
Próximas Datas
(Aguarde! Em Breve)
Mais Informações

(19) 3231-8232
contato@terzius.com.br
FALE COM A TERZIUS
Tel. 19 3231. 8232
Tel. 19 3233. 2969
WhatsApp 19 9 8403.6957
Horário: Das 08h às 18h
contato@terzius.com.br

Se preferir, clique aqui e nos envie sua mensagem