Casos Clínicos é na Terzius l Teste seus conhecimentos

Uma das formas de aprendizagem na área de saúde é através da exposição a casos clínicos reais. Teste seus conhecimentos com a Terzius!

Paciente masculino, 25 anos, vítima de trauma cranioencefálico grave e múltiplas fraturas de fêmur direito e esquerdo após colisão moto x auto. Foi submetido a fixação de fraturas e craniotomia descompressiva com instalação de cateter de PIC (pressão intracraniana). Recebeu no intraoperatório 4500 ml de cristaloides, 04 concentrados de hemácias e 04 plasmas frescos. Na admissão da UTI, chegou entubado em modo PSV e já superficializando da anestesia. Gasometria da admissão pH=7,4, pO2=85 mmHg, pCO2=21 mmHg, HCO3= 15 mEq/dl, BE=-09 SaO2= 99%.

1) Qual distúrbio metabólico presente na gasometria acima:
A: Acidose metabólica
B: Acidose respiratória
C: Distúrbio misto
D: Acidose metabólica com “compensação” respiratória
E: NDA

2) A fisioterapeuta informa a você que no momento da gasometria a FiO2 era de 50%; Ecocardiograma evidencia “veia cava” com pouca “distensibilidade e colapsada”; o delta PP está de 18%. A capnografia está em torno de 35 mmHg com curva adequada e pressões ventilatórias normais. Pode-se afirmar que com esse resultado de gasometria o paciente é portador de:
A: SARA
B: TACO – Transfusion Acute Cardiac Overload
C: Pneumotórax
D: Hemotórax
E: NDA

Respostas
1) D: Acidose metabólica com “compensação” respiratória
2) A: SARA

Confira os outros casos clínicos aquiaquiaquiaqui e aqui.

Deixe um comentário

trz_020_mar_covid-19-feed_face