Hipertensão: um dos desafios da saúde pública

A hipertensão é um dos desafios da saúde pública. No Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a pressão alta está presente na vida de um a cada quatro brasileiros. Em todo o mundo, em 2015, o número de pessoas com pressão arterial alta era 1,13 bilhão – quase o dobro do número de casos registrados em 1975.

De acordo com publicação da American Heart Association, a hipertensão é controlada em menos de um quinto dos pacientes em todo o mundo. Além disso, existem disparidades globais na conscientização, no tratamento e no controle com desafios que são maiores em países de baixa e média renda do que em países de alta renda.

De acordo com dados de 2010, em comparação com os países de baixa e média renda, os países de alta renda apresentaram, proporcionalmente:

• O dobro de conscientização (67 x 37,9%);
• Tratamento (55,6% x 29%);
• Quatro vezes o controle em pacientes hipertensos (28,4 x 7,7%).

Para reverter este quadro, que leva à morte por doenças cardiovasculares, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) divulgou ações, para profissionais de saúde, para avançar no controle e na prevenção da hipertensão arterial.

Fontes
Clique aqui para conferir o documento “Call to Action para prevenção e controle da hipertensão” da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).
Clique aqui para conferir a publicação “Hypertension” da American Heart Association.

Deixe um comentário

carrossel_06-complementar_02