Aprenda a realizar a Manobra de tração de mandíbula (Jaw-Thrust)

A manobra de tração de mandíbula (Jaw-Thrust) tem como vantagem o fato de não mobilizar a coluna cervical, visto que promove a desobstrução das vias aéreas por projetar a mandíbula anteriormente, deslocando também a língua.

Como desvantagem é tecnicamente mais difícil de executar se comparada à manobra de inclinação da cabeça e elevação do mento, além de não permitir que o socorrista (estando sozinho) continue a avaliação da vítima, visto que estará com as duas mãos envolvidas na manutenção da manobra.

Executar a manobra de tração de mandíbula (Jaw-Thrust) da seguinte forma:
1) Apoiar a região tenar da mão sobre a região zigomática da vítima, bilateralmente, estando posicionado na sua “cabeceira”;
2) Colocar a ponta dos dedos indicador e médio atrás do ângulo da mandíbula, bilateralmente, exercendo força suficiente para deslocá-la anteriormente;
3) Apoiar os polegares na região mentoniana, imediatamente abaixo do lábio inferior e promover a abertura da boca.

Após a realização de qualquer das manobras manuais, o socorrista deve observar a cavidade oral e caso visualize qualquer corpo estranho este deve ser removido. Em caso de corpos líquidos deve ser executado o rolamento de 90 graus ou a aspiração.

Clique aqui para aprender a realizar a Manobra de inclinação da cabeça e elevação do mento (Chin Lift).

REFERÊNCIA
Série Manuais Terzius. Manual do curso Emergências Pediátricas. Instituto Terzius, Campinas, Volume 9, 2017.

Deixe um comentário

1-1