Pós-graduação médica: tudo o que você sempre quis saber

Há dois tipos de pós-graduação no Brasil: a lato sensu – que engloba os cursos de especialização e Master Business Administration (MBA) – e a stricto sensu – que engloba os cursos de mestrado e doutorado.

De acordo com o Ministério da Educação, as pós-graduações lato sensu têm duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno irá receber certificado. Já as pós-graduações stricto sensu englobam programas de mestrado e de doutorado para candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996).

Na área médica, ainda há muitas dúvidas acerca dos cursos de pós-graduação. De acordo com Luiz Guilherme Calderon, CEO do Instituto Terzius, “a pós-graduação qualifica o médico em uma área da medicina, com conhecimentos técnicos e teóricos, habilitando-o para atuação em diferentes cenários, mas não dá direito ao profissional de registrar-se em um Conselho Regional de Medicina (CRM) como especialista”.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina, o médico terá direito ao título de especialista ao cumprir dois requisitos: a conclusão de residência médica e a aprovação em provas de título, ou seja, o médico deve apresentar título reconhecido pela Comissão Mista de Especialidades (CME) para efetuar registro de especialista.

No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo financiada pelo Conselho Federal de Medicina e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o número de médicos no Brasil aumentou 23% em sete anos. No ano de 2010 foram registrados 364.757, já no ano de 2017 esse número subiu para 451.777. E é importante ressaltar que dados apontam que em 2015 apenas 6.545 vagas foram abertas para programas de residência.

Diante desse cenário, a pós-graduação é mais um passo em um processo de educação que tem que ser contínuo. De acordo com Luiz Guilherme, a pós-graduação médica lato sensu é uma alternativa para quem quer evoluir ou atualizar os aprendizados em uma área da medicina. No entanto, antes de fazer uma escolha, o médico deverá pesquisar todas as modalidades disponíveis, as suas características e os seus diferenciais, e optar por aquela que irá agregar mais conhecimento para a área de atuação em que o profissional tem interesse.

Mais capacitação

O Instituto Terzius oferece 7 opções de cursos de pós-graduação lato sensu. São eles: Medicina de Emergência, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Cardiointensivismo, Medicina Intensiva de Adultos no modelo Híbrido, Medicina do Exercício e do Esporte, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal e Pediatria e Neonatologia.

Todos os cursos de pós-graduação da Terzius são certificados pelo MEC, oferecem cursos de habilidades práticas com certificações internacionais e material didático exclusivo de altíssima qualidade técnica, além de seguirem o rígido Padrão Terzius de Qualidade, um compromisso de princípios de qualidade que são observados e rigorosamente cumpridos em todos os cursos de forma a garantir que a experiência que todos os alunos terão superarão as suas expectativas e gerarão profissionais capacitados, seguros e prontos para liderar o futuro da medicina no Brasil.

Confira os depoimentos dos alunos de pós-graduação do Instituto Terzius

“Escolhi a pós-graduação em Medicina de Emergência pela estrutura e competência do corpo docente e organizadores, pela necessidade de atualização e facilidade de ser em Campinas. O que eu mais gostei no curso foi a capacidade e o potencial de transmitir o conhecimento de forma clara e didática. Equipe de professores brilhantes.”
Dr. Kleber C. D. Almeida
Aluno da Primeira Turma da Pós-Graduação em Medicina de Emergência

“Os currículos dos coordenadores são excelentes e o curso contém os módulos ATLS, ACLS, PHTLS e PALS. Além disso, o que mais gostei foi seriedade de toda a equipe, a receptividade da coordenação e o fato de o curso acontecer aos fins de semana.”
Dr. Marcelo Alfredo
Aluno da Primeira Turma da Pós-Graduação em Medicina de Emergência

“Escolhi a pós-graduação em Medicina de Emergência pela credibilidade e confiança do Instituto Terzius. O que eu mais gostei foram os Cursos de Imersão inclusos e dos professores, como o Dr. Renato, Dr. Bruno, Drª. Rosely e Dr. Falcão.”
Drª. Patricia Bertipaglia
Aluna da Primeira Turma da Pós-Graduação em Medicina de Emergência

“Escolhi a Pós-graduação em Medicina de Emergência da Terzius pela possibilidade de aprimoramento e experiência. Gostei de tudo: professores, programa, livros e networking.”
Drª. Thais Roberta Mendes
Aluna da Primeira Turma da Pós-Graduação em Medicina de Emergência de Campinas

“Escolhi o curso por ser em Campinas, aos fins de semana, e principalmente pela grade de disciplinas. Gostei dos cursos de imersão (ACLS/PALS/PHTLS/ATLS) e dos professores Rosely, Falcão e Marcelo.”
Dr. Steno S. Pierri 
Aluno da Primeira Turma da Pós-Graduação em Medicina de Emergência de Campinas

Deixe um comentário