Menino de 7 anos salva primo com técnica de Primeiros Socorros

Primeiros Socorros: você saberia como agir em uma situação de emergência?

Publicamos, em nosso instagram, a história do menino de 7 anos que salvou o primo com técnica de primeiros socorros.

Com base na matéria, fizemos duas perguntas:
1) Como aliviar engasgo na criança?
2) Qual manobra deve ser aplicada em bebê engasgado?

E muitas pessoas erraram a resposta.

Nós, do Instituto Terzius, o maior centro de treinamento em saúde do Brasil, sabemos da importância de preparar o maior número de pessoas para atuar em casos de emergência, já que uma pessoa treinada pode ganhar tempo e providenciar o socorro adequado objetivando o prognóstico positivo até a chegada da equipe do Suporte Avançado de Vida.

Confira abaixo as dicas do CEO do Instituto Terzius, Luiz Guilherme Calderon, sobre como agir em emergências com crianças e bebês engasgados.

COMO ALIVIAR ENGASGO NA CRIANÇA? 

No caso de obstrução das vias aéreas, o reconhecimento precoce por um corpo estranho é essencial. Em casos de obstrução parcial ainda pode existir uma boa troca de ar, ou seja, nesse cenário os socorristas devem incentivar a vítima a tossir e é muito importante estar ao lado monitorando a situação, já que se a obstrução parcial evoluir para uma obstrução total, o serviço médico de emergência deve ser acionado imediatamente.

Nos casos em que a obstrução é total a vítima fica impossibilitada de falar, chorar, a troca de ar fica insuficiente ou inexistente, a tosse é ineficaz, além da possibilidade de ocorrer cianose (“lábios roxos”). Nesse tipo de situação, se a vítima for um adulto ou uma criança a partir de um ano, é fundamental acionar, imediatamente, o serviço médico de emergência e iniciar manobras de desobstrução com aplicação de força na região abdominal no sentido para dentro e para cima até que a vítima volte a falar. Caso ela perca a consciência, deve-se iniciar a ressuscitação cardiopulmonar.

QUAL MANOBRA DEVE SER APLICADA EM BEBÊ ENGASGADO? 

As ações em bebês – menores de 1 ano – são diferentes de adultos e crianças. Em caso de obstrução parcial da via aérea, remova a roupa do bebê, sente-se em uma cadeira ou ajoelhe-se no chão e segure-o de barriga para baixo, apoiando-o em seu antebraço, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Você pode apoiar o seu cotovelo em sua perna para dar mais segurança. Dê cinco “tapas” nas costas no sentido do bumbum em direção a cabeça e depois vire o bebê de barriga para cima e realize, com dois dedos, cinco compressões no meio do tórax. É importante manter o bebê com a cabeça voltada para baixo e deve-se ter muito cuidado para não o derrubar no chão. Essa manobra deve ser executada até que o objeto seja removido ou até que a vítima comece a chorar ou pare de responder. Caso ela pare de responder, coloque-a em uma superfície rígida e plana, pode ser no chão, e inicie compressões cardíacas.

MAIS CAPACITAÇÃO 

O Instituto Terzius oferece o curso Heartsaver (Salva-corações) para qualquer pessoa que precisa aprender a atender e lidar com uma emergência de primeiros socorros. No formato do curso, os alunos participam de simulações de situações clínicas e de estações de aprendizagem que incluem temas como Ressuscitação Cardiopulmonar, o uso do desfibrilador externo automático (DEA), Desengasgo e Sangramento (Bleeding Control) em adultos, crianças e bebês.

Post Relacionados

Deixe um comentário